Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Juros do rotativo do cartão caem pela metade em abril, diz Abecs

Segundo levantamento da instituição com cinco das maiores empresas de cartão do país, juro chegou a 233,9% ao ano após norma do Banco Central

A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito caiu pela metade em abril, chegando a 233,9% ao ano e 10,6% ao mês na terceira semana do mês. O dado divulgado nesta segunda-feira é da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) e leva em conta as as taxas médias de cinco das principais instituições emissoras de cartão do país.

 

Segundo o levantamento da Abecs, referente à terceira semana de abril, os juros são 49% menores do que os praticada no mesmo período de março nessas empresas, de 456,6% ao ano (15,4% ao mês). A média de juros cobrados no rotativo por todas as instituições financeiras em março foi de 490,3%, segundo o Banco Central.

Para a Abecs, a baixa nos juros decorre da norma instituída pelo Banco Central no início deste ano, que estabeleceu o limite para que as empresas mantenham os clientes nesta modalidade de crédito após o vencimento. “A redução ocorreu após implementação da Resolução 4.549, do Banco Central, que, desde 3 de abril, passou a limitar a 30 dias o prazo de permanência no crédito rotativo”, diz a Abecs em nota.