Clique e assine com 88% de desconto

Jarden Corporation compra fabricante de garrafas Invicta

Gigante americana dos bens de consumo duráveis torna-se dona de 100% do capital da empresa brasileira, conhecida por suas garrafas térmicas

Por Da Redação - 8 out 2012, 12h14

A tradicional fabricante de garrafas térmicas Sobral Invicta, com fábrica em Pouso Alegre (MG), foi comprada pela americana Jarden Corporation. A transação envolveu 100% das ações da empresa de capital aberto, cujo controle estava nas mãos da família Sobral, que fundou a companhia em 1952. O valor do negócio, fechado no fim de agosto, não foi divulgado.

A Jarden é dona de mais de 100 marcas de bens de consumo duráveis, como as cafeteiras Mr. Coffee, os eletrodomésticos Oster e os equipamentos para camping Coleman. A empresa foi criada quando empresário Martin Franklin comprou, em 2001, a deficitária Alltrista – uma fabricante americana de peças plásticas e metálicas. No ano em que foi vendida, a Alltrista havia registrado um faturamento 305 milhões de dólares e prejuízo de 85,4 milhões de dólares. Onze anos depois e após uma série de aquisições, a Jarden tornou-se uma empresa de 25 mil funcionários e teve, no ano passado, vendas de 6,7 bilhões de dólares e lucro de 205 milhões de dólares.

Em 2011, a Invicta vendeu 115 milhões de reais e lucrou 9 milhões de reais. A empresa, porém, estava estagnada, segundo uma fonte do mercado. �Eles mantinham produtos com o mesmo design da década de 60.

A rival fluminense Aladdin está em recuperação judicial. A Invicta confirmou o negócio por meio da Brasilpar, que a assessorou no processo, mas não quis dar detalhes. Procurada, a Jarden não retornou aos pedidos de entrevista.

Publicidade

(com Agência Estado)

Publicidade