Clique e assine a partir de 9,90/mês

INSS autoriza transferência de benefício para conta corrente

Segurados que recebem por cartão magnético e precisam ir ao banco para retirar o dinheiro podem solicitar pela internet a nova modalidade

Por Larissa Quintino - Atualizado em 29 abr 2020, 09h08 - Publicado em 29 abr 2020, 09h02

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) autorizou que segurados que recebem o benefício via cartão magnético possam solicitar a transferência para conta corrente pela internet. A medida possibilita que as pessoas não precisem sair de casa para receber a aposentadoria e pensões durante a pandemia de coronavírus. A portaria com a autorização foi publicada nesta quarta-feira, 29, no Diário Oficial da União.

A solicitação da transferência do pagamento para a modalidade conta corrente deve ser feita de forma digital, através do side ou aplicativo “Meu INSS“.  Segundo a portaria, não é necessário que o segurado faça autenticação de documentos. A conta corrente cadastrada pode ser de qualquer banco, desde que o segurado seja titular.

ASSINE VEJA

Coronavírus: uma nova esperança A aposta no antiviral que já traz ótimos resultados contra a Covid-19, a pandemia eleitoral em Brasília e os fiéis de Bolsonaro. Leia nesta edição.
Clique e Assine

Neste mês, o INSS paga a primeira parcela do 13º salário para os segurados. Segundo o governo, mais de 30 bilhões de reais devem chegar a todos que tem benefícios ativos. O pagamento da primeira parcela, que começou no dia 24, equivale a metade do valor que a pessoa recebe mensalmente. O dinheiro é liberado junto com o benefício. Em maio, será liberada a segunda parcela, esta com desconto de imposto de renda. A medida faz parte do pacote emergencial do governo para combate a danos econômicos do coronavírus.

Também para evitar deslocamentos, e tentar garantir recursos para quem está afastado do trabalho por causa do auxílio doença, o INSS autorizou a prorrogação automática dos benefícios de auxílio-doença enquanto perdurar o fechamento das agências e suspensão do atendimento presencial. Segundo a portaria, é possível prorrogar o benefício.

Continua após a publicidade

O INSS suspendeu o atendimento presencial nas agências como medida de enfrentamento da epidemia do coronavírus. Enquanto os postos de atendimento estiverem fechados, os pedidos de serviços previdenciários deverão ser feitos pela internet ou pela central de atendimento 135.

Publicidade