Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ingresso de dólares tem ritmo 42% menor no 1º semestre

Fluxo cambial no 1º semestre ficou positivo em 22,9 bilhões de dólares

Dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central mostram que o fluxo cambial no acumulado do primeiro semestre ficou positivo em 22,9 bilhões de dólares, valor 42% menor que o observado nos seis primeiros meses de 2011.

Leia mais:

Dólar cotado abaixo de 2 reais dura pouco

Em tempos de crise europeia e aumento da aversão ao risco, o responsável pela queda foi o fluxo financeiro, que leva em conta as negociações da divisa na bolsa, por exemplo.

O saldo despencou de 23,6 bilhões de dólares nos primeiros seis meses do ano passado para apenas 2,8 bilhões de dólares no primeiro semestre deste ano – uma queda de 88%. O valor é resultado da contração de 8% no ingresso de moeda, somado ao aumento de 2% na saída. Ou seja, entram menos recursos e, ao mesmo tempo, aumentou a remessa de dólares.

Na conta comercial, que leva em consideração exportações e importações, o desempenho melhorou. Nos seis meses, o fluxo acumula ingresso líquido de 20,1 bilhões de dólares, valor 24% superior aos 16,1 bilhões de dólares observados em igual período de 2011.

Nesse caso, as exportações apresentaram aumento de 11%, ritmo maior que o visto nas importações, que cresceram 9% na mesma base de comparação.

(Com Agência Estado)