Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inflação oficial tem leve alta de 0,05 ponto porcentual em abril

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a chamada “inflação oficial” – subiu 0,05 ponto porcentual em abril, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira. O índice do mês ficou em 0,57%. Com o resultado de abril, o acumulado do ano está em 2,65%, bem acima da taxa de 1,72% relativa a igual período de 2009.

Os principais vilões da inflação foram os alimentos, que apresentaram uma alta de 1,45% nos preços entre março e abril. O preço do feijão, por exemplo, subiu 27,88%, ante alta de 6,64% no mês anterior. Contribuíram também para a alta da inflação o reajuste nos preços de remédios e a volta da cobrança do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos, em vigor desde o dia 1º de abril. Para se ter uma ideia, em março os preços de carros haviam caído 0,72% e, no mês seguinte, tiveram uma alta de 1,04%.

Já os preços dos combustíveis tiveram queda de 1,23% em abril. O IBGE atribui o resultado à redução em 0,56% do valor da gasolina, que, no mês anterior, havia registrado outra expressiva queda, de 1,95%. O IPCA é usado como referência pelo Banco Central para estabelecer metas de variação de preços no país.