Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inflação no país preocupa economistas, revela pesquisa

O motivo para o temor foi a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de injetar 600 bilhões de dólares na economia para a compra de bônus do governo

Economistas americanos estão preocupados com o possível aumento da inflação no país no próximo ano, revela uma pesquisa da National Association for Business Economics (Nabe, na sigla em inglês) divulgada nesta segunda-feira. O motivo para o temor foi a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de injetar 600 bilhões de dólares na economia para a compra de bônus do governo.

De acordo com a pesquisa, 51 membros do conselho de previsão da Nabe (33% do total) acreditam que a inflação será um problema em 2011. Eles estimam que a medida de inflação ao consumidor preferida pelo Fed – o núcleo do índice de consumo pessoal, excluindo alimentos e energia – subirá de 1,0% neste ano para 1,5% até o final do ano que vem.

Os números ficam abaixo da zona de conforto do Fed, entre 1,7% e 2,0%. O estudo foi realizado entre 21 de outubro de 4 de novembro.