Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Inflação na zona do euro sobe 0,8% em fevereiro

Aumento mais fraco dos preços ao consumidor foi influenciado pela elevada taxa desemprego no bloco

Por Da Redação 28 fev 2014, 11h15

A inflação da zona do euro estabilizou-se na chamada de zona de perigo, ao subir 0,8% em fevereiro na comparação como o mesmo período do ano anterior, informou a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, nesta sexta-feira. Nos meses de janeiro e dezembro, os preços ao consumidor no bloco também registraram alta de 0,8%, após avançarem 0,9% em novembro e 0,7% em outubro.

Segundo o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, a inflação corre o risco de permanecer em uma zona de perigo, abaixo de 1%, após os custos menores de energia compensaram os preços mais caros de bens industriais e de serviços em fevereiro. Draghi, no entanto, descarta a possibilidade de a zona do euro estar passando por um período de deflação.

Leia também:

Preços na zona do euro têm maior queda mensal para meses de janeiro

PIB preliminar da zona do euro sobe 0,3% no 4º tri

Produção industrial da zona do euro cai 0,7% em dezembro

Desemprego – A baixa aceleração no aumento dos preços na economia da zona do euro ocorre porque o desemprego ainda permanece próximo das máximas recordes. De acordo com a Eurostat, 12% da força de trabalho do bloco estava desempregada em janeiro, a mesma taxa em relação ao mês anterior, enquanto que, em termos absolutos, o número de pessoas sem emprego subiu para 19.175.000 ante 19.158.000 em dezembro.

(com agência de Reuters)

Continua após a publicidade

Publicidade