Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Indústria prevê crescimento de 3% do PIB para 2012

Brasília, 14 dez (EFE).- A economia brasileira crescerá 3% em 2012, segundo previsões divulgadas nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reduziu de 3,4% para 2,8% suas estimativas de expansão para este ano.

A entidade atribui a revisão do cálculo à forte desaceleração da economia em 2011 como consequência da crise global. Já o governo prevê expansão de 3% para 2011.

A expectativa de um crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) feito pela CNI para 2012 também contrasta com a previsão das autoridades, que projetam para ano que vem um número entre 4,5% e 5%.

Segundo a CNI, o motor do crescimento brasileiro no próximo ano continuará sendo o ‘consumo doméstico’, que, segundo a entidade, deve aumentar até 4%, garantindo assim a atividade da indústria nacional.

Os industriais também consideraram que outra das bases principais do crescimento em 2012 serão obras em construção para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

‘Os projetos para esses eventos esportivos são muito importantes para a economia, porque mobilizam diversos setores de toda a cadeia produtiva’, indica a CNI em comunicado. EFE