Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Índice de Preços ao Consumidor subiu 0,2% em janeiro nos EUA

Washington, 17 fev (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos cresceu uma taxa anualizada de 0,2% em janeiro, empurrado pelo primeiro aumento dos preços da gasolina desde setembro, informou o Governo nesta sexta-feira.

O Departamento de Trabalho afirmou que excluindo os preços de alimentos e energia, o núcleo da inflação no mês passado foi também de 0,2%.

Em dezembro o IPC tinha se mantido sem mudanças e a maioria dos analistas esperava um aumento de 0,3% em janeiro.

Nos 12 meses até janeiro os preços pagos pelos consumidores nos EUA subiram 2,9%, o menor aumento anualizado desde março de 2011.

Em dezembro, o núcleo da inflação tinha sido de 0,1%, e nos 12 meses até janeiro foi de 2,3%, a mais alta desde setembro de 2008.

Os dados sustentam a percepção do Federal Reserve (Fed, banco central americano) que prometeu manter até o fim de 2014 a taxa de referência em níveis historicamente baixos para estimular o consumo e o investimento.

O banco central americano fixou a taxa básica de juros abaixo de 0,25% desde dezembro de 2008, e a reativação econômica iniciada em julho de 2009 ainda não atingiu a inflação. EFE