Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Índice de Commodities tem queda de 1,70% em novembro

Por Fernando Nakagawa

Brasília – O preço dos produtos básicos, as chamadas commodities internacionais, voltou a cair em novembro. Pesquisa divulgada hoje mostra que o Índice de Commodities do Banco Central (IC-Br) registrou queda nos preços de 1,70% no mês passado na comparação com outubro. No ano, porém, prevalece a tendência de alta e os preços acumulam alta de 6,14%.

Segundo o BC, o dado composto do IC-Br caiu de 161,52 pontos em outubro para 158,77 pontos no mês passado. A retração foi liderada pelas commodities metálicas, como alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel, cujo preço em reais recuou 3,80% entre outubro e novembro.

Entre os produtos agropecuários, comocarne de boi e porco, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho e café, os preços apresentaram queda de 1,46%. Já os itens energéticos (petróleo brent, gás natural e carvão) ficaram perto da estabilidade e acumularam ligeira redução de 0,09% na comparação mensal.

Em novembro, a principal referência do mercado de commodities, medida pelo índice CRB, teve queda de 1,13% na comparação com outubro.