Inadimplência do consumidor aumenta 3,7% em outubro
Para economistas, crescimento é justificado por fatores sazonais e não deve ser visto como uma reversão da situação atual

O Indicador de Inadimplência do Consumidor divulgado nesta segunda-feira pela Serasa Experian mostra alta de 3,7% em outubro em relação a setembro. Foi o primeiro avanço do indicador após quatro quedas mensais consecutivas. No acumulado de janeiro a outubro de 2013, ante o mesmo intervalo do ano anterior, o índice recuou 0,6%, representando a primeira queda da série para o período.
Em nota, os economistas da empresa atribuem a alta da inadimplência a fatores sazonais como o maior volume de vendas pelo Dia da Criança e o maior número de dias úteis com relação a setembro. Por isso, o resultado não poderia ser interpretado como uma reversão de tendência do atual momento de diminuição dos níveis de inadimplência dos consumidores.
A aceleração do indicador em outubro foi puxada pelas dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia, água, etc.), que registraram variação positiva de 5,1%. Já a inadimplência com os bancos subiu 0,9%, os títulos protestados cresceram 16,8% e o número de cheques sem fundos aumentou 10,6%.
Leia também:
Inadimplência do consumidor recua em agosto, diz Serasa
Confiança do consumidor registra queda em outubro
Inadimplência cai e brasileiro usa o 13º para poupar
(com Estadão Conteúdo)