Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Iene atinge maior patamar ante o dólar em cinco meses

Investidores buscaram refúgio na moeda japonesa ante as incertezas envolvendo os países europeus; o euro caiu mais de 1% ante o dólar

O iene subiu ao nível mais alto em cinco meses ante o dólar e teve uma alta de mais de 1% diante do euro. Temerosos com a crise da dívida europeia, os investidores buscaram “refúgio” na moeda japonesa, apesar das advertências de que ela estaria sobrevalorizada. Com isso, o dólar fechou cotado a 76,343 ienes, contra os 76,714 ienes de sexta-feira.

Em dia marcado pela falta de avanços nas negociações para a reestruturação da dívida da Grécia com credores privados e pelo encontro de cúpula europeu em Bruxelas para a aprovação de um novo pacto fiscal, os investidores venderam euros e compraram dólares e ienes.

Mas com a moeda norte-americana ainda sentindo o efeito retardado das decisões da última reunião do banco central dos Estados Unidos (Fed), na semana passada, a escolha preferida dos traders foi o iene. Com isso, a moeda japonesa subiu ao nível mais alto desde outubro em relação ao dólar. O franco suíço, por sua vez, subiu para o nível mais alto ante o euro desde 15 de setembro.

Segundo o dealer Tommy Molloy, da FX Solutions, “o iene e o franco estão se movendo juntos” e isso está prejudicando os esforços dos governos do Japão e da Suíça para evitar a sobrevalorização de suas moedas. “Todo mundo gosta do iene porque ele não é o euro”, acrescentou.

Molloy também disse que os temores quanto à dívida europeia estão levando os investidores a comprar “qualquer coisa, menos o euro” e que “a capacidade do Banco do Japão para defender um teto para o iene parece duvidosa, na melhor das hipóteses, tendo em vista a evolução das cotações”.

(com Agência Estado e EFE)