Ibovespa sobe mais de 1% depois de anúncio de estímulos na China
O dólar cai nesta segunda-feira e era negociado a R$ 6,05 no início da tarde

O Ibovespa operava em alta de mais de 1%, e o dólar cedia, depois de a imprensa chinesa noticiar nesta segunda-feira, 9, que o país deve intensificar os estímulos fiscais e monetários à economia doméstica. Por volta das 12h, o principal índice acionário da bolsa brasileira subia 1,16%, aos 127.401 pontos, e o dólar caía 0,4%, negociado a 6,048 reais.
A alta na bolsa era impulsionada pelos papeis de exportadoras como a Vale, que subia 4,5%, e a Petrobras, que avançava 1,4%, no rastro das cotações do minério de ferro e do petróleo que também se valorizaram no dia com a expectativas em torno dos estímulos chineses.
No mercado doméstico, os investidores também aguardam para esta semana a última reunião do Banco Central para decidir a taxa Selic, a ser anunciada na próxima quarta-feira, 11. Em meio à aceleração da inflação e a piora das expectativas com a situação fiscal, a expectativa é que o BC acelere o aumento dos juros.