Clique e assine a partir de 9,90/mês

Ibovespa sobe 1,06% com expectativa por Europa

Por Da Redação - 11 out 2011, 17h39

Por Roberta Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) – A Bovespa encerrou o pregão desta terça-feira em alta, após seu principal índice passar o dia alternando ganhos e perdas.

O Ibovespa subiu 1,06 por cento, a 53.838 pontos. O volume financeiro do pregão foi de 6,3 bilhões de reais.

Para o analista Luiz Gustavo Pereira, da UM Investimentos, os investidores seguiram atentos às notícias da Europa, além de aguardar a ata do Federal Reserve, nos EUA, na quarta-feira, dia em que a bolsa brasileira fecha devido a feriado.

Continua após a publicidade

“O mercado está bem indefinido, na expectativa com divulgações que ocorrem na quarta”, disse. “Tem o discurso do Barroso (José Manuel Barroso, presidente da Comissão Europeia) e os investidores estão na espera por novos anúncios”, completou.

Espera-se que o órgão executivo da União Europeia proponha um plano de recapitalização dos bancos para ajudar a lidar com a crise da dívida na zona do euro.

Pereira lembrou também que será divulgada a ata da última reunião do Federal Reserve, em setembro. Na ocasião, o banco central norte-americano lançou um programa de 400 bilhões de dólares para direcionar seu balanço de 2,85 trilhões de dólares mais fortemente a ativos de prazo mais longo.

Dentre os destaques do Ibovespa, OGX foi uma das líderes de ganhos, subindo 3,1 por cento, a 12,29 reais. O papel vem subindo desde semana passada, após a empresa informar que acertou a venda de duas cargas de petróleo para a Shell. Além disso, na véspera a companhia informou que seu controlador Eike Batista elevou sua participação na empresa, de 61 por cento para cerca de 62,5 por cento.

Continua após a publicidade

Entre as blue chips, as preferenciais da Petrobras subiram 1,32 por cento, a 19,16 reais, enquanto as da Vale valorizaram 1,72 por cento, a 40,23 reais.

A Petrobras informou que seu programa bilionário de desinvestimento não deverá incluir sua saída de qualquer país onde atua no momento, com a venda de ativos planejada para ocorrer de maneira apenas parcial.

(Edição de Aluísio Alves)

Publicidade