Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ibovespa encerra o dia e a semana com ganhos

Por Beth Moreira

São Paulo – Em sessão espremida pelo feriado de Corpus Christi e o final de semana, para a qual não se esperava grandes negócios, as ações da Gafisa surpreenderam, engatando alta de 16,43%, liderando a lista de maiores ganhos do Ibovespa durante todo o pregão. Usiminas foi outro destaque de alta, mas não o suficiente para reduzir as perdas acumuladas na semana. Na ponta oposta, destaque para Petrobras.

O Ibovespa fechou em alta de 0,51%, aos 54.429,85 pontos, depois de atingir máxima de 54.432 pontos (+0,51%) e a mínima de 53.685 pontos (-0,87%). Com o ganho desta sexta-feira a Bolsa avançou 1,92% na semana e quase anulou a perda no mês (-0,11%). No ano, a queda ainda é de 4,10%. O volume financeiro somou R$ 5,40 bilhões. Os dados são preliminares. Em Nova York, o Dow Jones avançou 0,75% e o S&P 500 subiu 0,81%.

O operador institucional Luiz Roberto Monteiro, da Renascença Corretora, avaliou que após um início de sessão ruim, com várias notícias negativas no âmbito internacional, o humor do investidor melhorou durante a tarde na expectativa de que se anuncie uma ajuda para o setor bancário na Espanha durante o final de semana.

O profissional considera, no entanto, que se anunciadas medidas nesse sentido, elas servirão apenas como paliativo. “Se houver realmente uma ajuda, tiramos uma variável negativa do caminho, mas a tendência continua ruim, com preocupação recaindo ainda sobre a retomada da economia na Europa, Estados Unidos e China”, explicou.

Gafisa subiu 16,43% e liderou a lista de maiores altas do Ibovespa. Outro destaque entre as valorizações foi Usiminas ON, com ganhos de 8,48%. Brookfield, por sua vez, liderou as principais quedas do índice, com perdas de 3,46%.

As duas ações de maior peso no índice, por sua vez, operaram com direções distintas nesta sexta-feira, com Vale reagindo bem à notícia de corte de juros na China e Petrobras recuando com a afirmação do Banco Central de que os preços da gasolina e do gás de cozinha não terão reajustes neste ano.

Vale PNA subiu 0,86% e Vale ON avançou 1%, enquanto Petrobras PN recuou 1,10% e ON cedeu 1,30%. Entre os bancos, Itaú Unibanco (-0,59%), Bradesco (+0,23%), Banco do Brasil (+0,10%) e Santander (-2,25%).