Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo reforça pedido no STF por aumento do poder de voto na Eletrobras

Governo contesta lei que privatizou companhia e quer manter poder de voto até julgamento de Ação de Inconstitucionalidade

Por Larissa Quintino Atualizado em 16 jun 2023, 12h38 - Publicado em 16 jun 2023, 12h37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o pedido de medida cautelar no Supremo Tribunal Federal para aumentar o poder de votos da União na Eletrobras. O documento foi protocolado na noite de quinta-feira, 15, pela Advocacia Geral da União (AGU). A norma, caso aprovada, teria validade até o fim do processo que questiona um trecho da lei de desestatização da empresa, e que já tramita na corte.

O governo Lula argumenta que a lei diminuiu de maneia irregular o peso dos votos que teria direito. Com a privatização ocorrida no ano passado, a União permaneceu detentora de 42,68% das ações, no entanto, a proporção de votos do governo foi limitada a 10% na Eletrobras. “Durante o processo de desestatização da Eletrobras, havia clareza quanto ao fato de que a União continuaria mantendo parcela significativa das ações ordinárias. Portanto, o impedimento ao legítimo exercício dos direitos políticos sobre a Eletrobras privatizada pela União beneficiou apenas interesses de acionistas privados da empresa, que, apesar de deterem relativamente baixa participação no capital votante, adquiriram grande poder de comando na companhia”, diz trecho do pedido.

Desde que assumiu a presidência, Lula critica a privatização da Eletrobras. Em maio, a AGU já havia ingressado no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra esse trecho da lei. O poder de voto da União proporcional às ações totais do governo na empresa está sendo buscado na via judicial, já que não há perspectiva de alteração via Congresso.

Por volta do 12h35 as ações da companhia listadas na B3 operavam na estabilidade, com avanço de 0,02%

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.