Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo suspende leilão para compra de arroz importado

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve definir estratégias alternativas após especulação no preço do produto

Por Kaype Abreu
Atualizado em 21 Maio 2024, 11h34 - Publicado em 21 Maio 2024, 09h40

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) suspendeu o leilão para a compra de 104 mil toneladas de arroz importado de países do Mercosul, que seria realizado nesta terça-feira, 21. Segundo a estatal, que não informou o motivo do cancelamento, a data de realização do leilão será publicada “oportunamente”.

O produto seria distribuído, em um primeiro momento, a pequenos varejos das regiões metropolitanas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Pará e Bahia, a no máximo 4 reais o quilo, ao consumidor final, de acordo com edital da última quarta-feira (15).

A medida visava evitar a alta do preço do arroz no país em razão das cheias no Rio Grande do Sul. Segundo o governo, que deve definir estratégias alternativas, houve especulação, com elevação em 30% no valor do produto após o anúncio da compra.

A ideia do governo era importar arroz de países vizinhos pertencentes ao Mercosul para aumentar a oferta no mercado interno e evitar altas de preços ao consumidor após as chuvas no Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no país. 

Os países que compõem o bloco (Paraguai, Uruguai e Argentina) são os principais fornecedores externos de arroz para o mercado nacional. Como o Mercosul é zona de livre-comércio, não há pagamento de imposto para vender o produto ao Brasil. Na segunda-feira, entretanto, o governo anunciou a isenção de taxas para o imposto para importação, contemplando outros vendedores além do Mercosul.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.