Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo negocia socorro que pode render R$ 7 bi à Petrobras

Por meio de uma engenharia financeira, a petroleira poderá vender no mercado títulos de dívida da Eletrobras com garantia de pagamento do Tesouro

(Atualizado às 14h50)

Para reforçar o caixa da Petrobras, que enfrenta dificuldades diante do escândalo revelado pela Operação Lava Jato, o governo prepara uma operação de socorro. Por meio de uma engenharia financeira, a estatal poderá vender no mercado, com garantia do Tesouro, títulos lastreados em uma dívida de 9 bilhões de reais que a Eletrobras tem com a empresa. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a operaçãodeve render à petroleira uma captação no mercado de 7 bilhões de reais.

De acordo com técnicos, investidores devem se interessar pelos títulos, já que, em último caso, o governo bancaria o pagamento. Apesar disso, a estatal pode enfrentar resistência por parte de alguns participantes do mercado, já que não tem auditado seu balanço do terceiro trimestre, que deve ser divulgado na sexta-feira.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reforçou que os títulos serão emitidos pela Petrobras com base em documento assinado pela Eletrobras, com garantia do Tesouro. A emissão deve sair ainda neste ano, segundo o ministro. Nesta quinta-feira à tarde, o Conselho de Administração da Eletrobras fará uma reunião em Brasília e a expectativa é que o acordo seja fechado durante o encontro.

Leia mais:

Sobe para seis o número de ações contra a Petrobras nos EUA

Petrobras: uma década de história em sete gráficos

Petrobras suspende pagamento de contratos também no exterior

A dívida da Eletrobras vem da compra de combustíveis da Petrobras para operar usinas térmicas na região Norte, ainda não interligadas ao sistema elétrico nacional. Cerca de 70% do débito, ou 6 bilhões de reais, deveria ser financiado com recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Mas, a partir de negociações feitas pelo governo, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) tomará medidas para viabilizar a quitação dessa parcela da dívida.

(Com Estadão Conteúdo)