Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo diz que Grécia cumpriu meta orçamentária de 2012

País reduziu déficit para 12,9 bilhões de euros. Em 2011, o déficit orçamentário do governo grego havia sido de 19,7 bilhões de euros

O vice-ministro das Finanças da Grécia, Christos Staikouras, disse que o país cumpriu a meta orçamentária para 2012 ao reduzir seu déficit para 12,9 bilhões de euros. “Os dados do governo central confirmam que o governo cumpriu suas metas financeiras para 2012”, afirmou o vice-ministro. Em 2011, o déficit orçamentário do governo grego havia sido de 19,7 bilhões de euros.

O anúncio do cumprimento das metas acontece após o Fundo Monetário Internacional afirmar que a Grécia precisaria de novos socorros financeiros, que poderiam ser empréstimos subsidiados ou até mesmo o perdão das dívidas. Em 2012, o governo da Grécia teve um superávit primário de 434 milhões de euros, após um déficit primário de 3,5 bilhões de euros no ano anterior.

“Os fatos positivos na implementação do Orçamento indicam que a consolidação fiscal, a adaptação e os esforços por maior disciplina estão valendo a pena, ao criar as condições necessárias para a estabilização e a retomada gradual da economia”, disse Staikouras.

Leia também:

Desemprego afeta 4,98 milhões de pessoas na Espanha Europa

Dívida dos países da zona do euro alcança 90% do PIB

(com Estadão Conteúdo)