Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gol reverte prejuízo e tem lucro líquido de R$ 309,5 milhões

Na avaliação da companhia, teve impacto no resultado o menor preço do combustível de aviação, ajudado pela valorização do real

A Gol encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de 309,5 milhões de reais, revertendo prejuízo no mesmo intervalo do ano passado, de 354,9 milhões de reais. Na avaliação da companhia, teve impacto no resultado o menor preço do combustível de aviação, ajudado pela valorização do real. A empresa contabilizou receita líquida de 2,088 bilhões de reais no período, queda de 2,0% ante o segundo trimestre de 2015. Essa baixa foi influenciada pela redução no número de passageiros, o que a Gol atribui à situação econômica do país.

Leia também:
Aviação regional recua e expansão da malha fica no sonho
Acionistas aprovam união entre Kroton e Estácio

A empresa revisou suas projeções para 2016, com inclusão de metas para margem operacional, taxa de câmbio média e preço de combustível de aviação. As previsões para oferta total, total de assentos e volume total de decolagens não foram alterados em relação ao que havia sido informado em março.

A faixa de câmbio média estimada para o ano é de 3,90 reais a 3,50 reais por dólar, sendo que o valor registrado no primeiro semestre pela companhia aérea foi de 3,70 reais. Outra projeção anunciada para o ano é a de preço de combustível aviação, em 2,30 reais até 1,90 reais, ao passo que o dado do primeiro semestre foi de 1,94 reais.

A previsão para oferta total segue em recuo de 5% até 8%. Nos seis meses do ano o indicador ficou em -8%. Também o total de assentos, com queda de 14% no semestre, ficou dentro da faixa estimada, de -15% a -18%, e mesmo número para o volume total de decolagens (recuo de 14% no semestre, ante projeção de -15% a -18% para o ano).

(Com Estadão Conteúdo)