Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Geithner: crise manchou reputação dos EUA

O secretário americano do Tesouro, Timothy Geithner, estimou nesta quarta-feira que os Estados Unidos precisam reconhecer sua responsabilidade no desencadeamento da última crise econômica, o que causou “grande dano” à reputação do país.

“Todo americano comprometido com a vida pública deve reconhecer que causamos um enorme dano a nossa reputação mundial ao permitir que o sistema financeiro chegasse ao ponto em que chegou e provocasse uma crise tão destrutiva para nós e para o mundo”, disse Geithner durante coletiva em Washington.

O secretário do Tesouro respondeu assim à pergunta sobre se os Estados Unidos haviam perdido sua capacidade para influenciar os europeus devido ao fato de ser a origem da atual crise.

Geithner participou em setembro da reunião com os ministros das Finanças da União Europeia (UE) na Polônia, durante a qual compartilhou conselhos.

Nesta quarta-feira, em Washington, Geithner reafirmou que os dirigentes europeus devem “reconhecer” que reagiram tarde para enfrentar a crise da dívida pública que afeta vários países da zona do euro.

“A Europa é muito importante para nós e não queremos vê-la enfraquecida por uma crise prolongada”, disse o secretário do Tesouro, destacando que a UE tem os meios financeiros e a disposição para enfrentar a crise.