PARIS, 31 Jan (Reuters) – O gasto do consumidor francês desabou inesperadamente no período do Natal, sinalizando uma contenção de gastos diante das incertezas sobre emprego e crescimento econômico.
A agência de estatísticas oficial INSEE informou nesta terça-feira que o gasto em alimentos e produtos manufaturados caiu 0,7 por cento na comparação mês a mês em dezembro, um período tradicionalmente marcado por altos desembolsos em presentes e festividades.
Economistas ouvidos pela Reuters previam alta de 0,2 por cento.
Em relação a dezembro de 2010, o gasto dos consumidores na França foi 3,1 por cento menor.
A compra de roupas e sapatos diminuiu 0,9 por cento sobre novembro, sugerindo que os franceses podem ter esperado o período de liquidações em janeiro.
O consumo de energia caiu 2,7 por cento, em uma queda que pode ser parcialmente atribuída ao clima ameno. A compra de gasolina despencou 4,2 por cento em relação ao mês anterior.
No fim de dezembro, dados mostraram que a confiança do consumidor francês tinha ficado estável em meio às turbulências econômicas. Mas a leitura continuou bem abaixo da média de longo prazo, de 100,0, devido ao desemprego elevado e à perspectiva de outra recessão.
(Reportagem de Vicky Buffery)