Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fed poderá dar mais auxílio à economia

Ben Bernanke afirmou que o órgão está preparado para ajudar - mas não deixou claro se a ajuda, de fato, ocorrerá

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, manteve vivas hoje as chances de o banco central norte-americano fornecer novamente um suporte adicional para a fraca economia do país. No entanto, a autoridade não afirmou claramente que o Fed vai agir.

“O crescimento econômico geral tem procedido a um ritmo que é menos vigoroso do que nós gostaríamos”, disse Bernanke. Segundo ele, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed “está preparado para fornecer acomodação adicional se necessário para dar suporte à recuperação econômica e para levar a inflação com o tempo a níveis consistentes com nosso mandato”.

No entanto, na medida em que o Fed decidir fazer mais, as autoridades “vão levar em conta os potenciais custos e riscos” de perseguir políticas não convencionais e qualquer coisa que seja feita será “dependente de informações futuras sobre a perspectiva econômica e as condições financeiras”.

Os comentários de Bernanke foram feitos em um discurso durante conferência sobre política monetária realizada pelo Fed de Boston. As declarações eram bastante aguardadas pelos participantes dos mercados, por conta da expectativa de que Bernanke pudesse solucionar as incertezas que envolvem o próximo passo do Fed.

(Com Agência Estado)