Clique e assine a partir de 9,90/mês

Fed abre caminho para alta dos juros em junho deste ano

BC americano sinalizou um cenário mais cauteloso para o crescimento econômico do país

Por Da Redação - 18 mar 2015, 15h42

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, abriu caminho nesta quarta-feira para uma alta da taxa de juros já em junho, ao retirar sua promessa de ser “paciente” ao normalizar a política monetária americana. A autoridade monetária, contudo, sinalizou um cenário mais cauteloso para o crescimento econômico e a melhora do mercado de trabalho no país.

Leia mais:

Emergentes têm que se preparar para alta de juros nos EUA, diz Lagarde

Em comunicado, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), disse que será apropriado um aperto na política monetária “quando ele vir melhorias no mercado de trabalho e estiver razoavelmente confiante de que a inflação vai voltar para a meta de 2% no médio prazo.”

Continua após a publicidade

O Fed repetiu sua visão de que as condições do mercado de trabalho melhoraram e deu seu mais forte sinal até agora de que está se aproximando da primeira alta de juros desde 2006. O banco central americano afirmou ainda que a mudança na orientação não significa que tenha decidido o momento da alta de juros. A autoridade monetária havia dito anteriormente que seria paciente ao avaliar quando vai normalizar a política monetária.

O relatório trimestral do Fed de projeções econômicas apontou corte na perspectiva de inflação para 2015 e continuou a admitir que a inflação está abaixo das expectativas, pressionada em parte pela queda dos preços da energia. “A inflação caiu mais abaixo do objetivo de longo prazo do comitê”, informa o comunicado.

(Da redação)

Publicidade