Euro abaixo do dolar é prenúncio de recessão na Europa
No cenário de incertezas, está a Guerra na Ucrânia e os persistentes problemas logísticos da pandemia
Em um cenário de extrema volatilidade, o euro caiu abaixo da paridade em relação ao dólar nesta quarta-feira, 13. A equiparação é a primeira em quase duas décadas, sendo um dos sinais para uma intensa recessão econômica no continente europeu. A moeda adotada por 19 países chegou a ser negociada em 0,998 dólar, nível mais baixo desde dezembro de 2002. A proporção exata entre as duas moedas foi atingida brevemente na última terça, 12, e desde então tem havido variação acima da média.
O motivo para essa volatilidade inclui diversos fatores. A guerra na Ucrânia provocou crise no fornecimento de combustível, atingiu o mundo todo, em especial, os países com maior dependência do petróleo russo. Na Europa, essa lista tem Hungria, Polônia e Lituânia, chegando a até 83% de dependência, segundo a Agência Internacional de Energia. Com o peso dos problemas logísticos da pandemia, a inflação de 8,6% nos países europeus tem efeito direto na crise do setor de energia, mas não o único deles.
Uma vez que os Estados Unidos também foram impactados pela crise energética, apresentando inflação recorde, o Federal Reserve – o banco central americano – se vê pressionado a continuar com o aumento na taxa de juros, para conter a escalada de preços. Esse movimento atrai capital para a maior economia do mundo, considerando os fatores de segurança no cenário de riscos e maior rentabilidade dos títulos locais com os juros elevados.
Nesse processo, não só o euro, mas especialmente moedas emergentes como o real brasileiro, são desvalorizados. “O dólar é a moeda de destino para proteção de carteiras de investimentos em cenários de incertezas”, considera Rodrigo Simões, especialista em finanças e professor da faculdade FAC-SP. Indicando maios riscos de recessão, o Índice Econômico Sentix, que mede a confiança dos investidores, coloca a zona do euro no nível mais baixo em segurança desde maio de 2020, no auge da pandemia.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Venezuela ordena prisão de ‘todos’ os americanos envolvidos em captura de Maduro







