Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA apoiam medidas econômicas do futuro governo espanhol

Marselha (França), 7 dez (EFE).- Os Estados Unidos expressaram nesta quarta-feira seu total apoio ao plano econômico do próximo presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, disseram fontes do Partido Popular (PP), legenda do futuro líder.

Esse apoio foi transmitido pessoalmente a Rajoy pelo secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, que se reuniu durante mais de meia hora com o presidente do PP em Marselha (França), em meio à cúpula do Partido Popular Europeu (PPE).

Nesta quinta-feira, também em Marselha, Rajoy se reunirá com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

O secretário do Tesouro americano, de viagem pela Europa para analisar a situação econômica da zona do euro, fez escala em Marselha para discutir os planos de Rajoy para reduzir o déficit público da Espanha e para combater a crise financeira do Velho Continente.

Segundo as fontes do PP, o representante dos EUA considerou corretas as propostas do futuro primeiro-ministro espanhol, entre elas a reforma trabalhista e a reestruturação do sistema financeiro. EFE

bb/sa