Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Eletrobras se reúne para discutir proposta por portuguesa EDP

Disputa pela fatia na EDP envolverá preço, sistema de governança e um projeto industrial para o grupo português

Por Da Redação 13 out 2011, 15h11

No final de setembro, Carvalho Neto viajou a Portugal, onde teve novas discussões sobre a EDP

A diretoria da Eletrobras se reunirá na tarde desta quinta-feira com o presidente do Conselho da estatal, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, para discutir a proposta da empresa de compra de participação na portuguesa EDP. A informação é do presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto.

Segundo ele, a disputa pela fatia na EDP envolverá preço, sistema de governança e um projeto industrial para o grupo português. São esses os temas que serão discutidos com Zimmermann, em reunião prevista para começar às 16h. “Queremos disputar (a participação na EDP), mas não vamos fazer loucura. Vamos ver o que é razoável”, acrescentou.

No final de setembro, Carvalho Neto viajou a Portugal, onde teve novas discussões sobre a EDP. “Recebemos a carta do governo (português) com as condições. Analisamos tudo e faremos hoje uma apresentação ao presidente do conselho”, disse Carvalho Neto.

Em 29 de setembro, uma fonte afirmou que a opção do governo português por uma venda direta da EDP, em vez de leilão, pode facilitar a compra da fatia de 20% da empresa pela Eletrobras. A avaliação dentro da Eletrobras é de que, para a operação ser viável, o valor de compra da EDP precisa assegurar a futura rentabilidade do negócio, segundo disse a fonte à época.

O governo português quer concluir a venda de parte da EDP que possui até o fim de 2011 para cumprir os compromissos assumidos dentro do plano de resgate concedido pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), de 78 bilhões de euros.

(Com Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade