Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Economia vai crescer mais de 4% no 4º trimestre de 2012, diz diretor do BC

Diretor de Assuntos Internacionais do BC participa de seminário sobre fluxo de capital em Mumbai, do BC da Índia e do Banco de Desenvolvimento Asiático

A economia brasileira vai crescer mais de 4% no quatro trimestre de 2012 na comparação com o mesmo período do ano passado, afirmou o diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Luiz Awazu Pereira da Silva, nesta segunda-feira.

“Após crescer 2,7% em 2011, a economia vai se expandir mais de 4%” no quatro trimestre do ano, afirmou em discurso, referindo-se ao Produto Interno Bruto (PIB). O diretor discursou em um seminário sobre fluxo de capital em Mumbai organizado pelo banco central da Índia e o Banco de Desenvolvimento Asiático.

No acumulado do terceiro trimestre, o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB brasileiro, somou alta de 1,15%, resultado superior ao visto no segundo trimestre do ano, de 0,6%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br avançou em setembro 2,39% e, em 12 meses, acumula alta de 0,98%, de acordo com o BC.

Contudo, a expectativa do mercado financeiro não é tão otimista. Economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) para o relatório Focus desta segunda-feira rebaixaram sua expectativa média para o PIB brasileiro este ano e ano que vem, passando-a de 4,54% para 1,52% em 2012 e de 4% para 3,96% em 2013.

Leia mais:

Inflação voltará ao centro da meta dentro de um ano, diz BC

OCDE estima aceleração do PIB para o Brasil nos próximos meses

(com agência Reuters)