Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Economia francesa ficou estagnada no 4º trimestre de 2011

Governo prevê 1% de alta do PIB de 2012. No entanto, institutos apontam que o crescimento será menor

Por Da Redação 10 jan 2012, 05h36

A economia francesa ficou praticamente estagnada nos três últimos meses do ano passado, segundo a estimativa publicada nesta terça-feira pelo Banco da França, o banco central do país.

O Produto Interno Bruto (PIB) da França cresceu 0,3% no terceiro trimestre, e o Instituto Nacional de Estatística (INSEE) indicara que se houvesse uma estagnação no quarto o crescimento no conjunto de 2011 ficaria em 1,7%.

Para 2012, o governo francês prevê um crescimento de 1%, embora a maioria dos institutos de previsão estime que o avanço será inferior a isso, devido a um retrocesso da atividade nos primeiros meses do ano.

Por outro lado, a produção industrial francesa aumentou 1,1% em novembro com relação a outubro, quando a alta foi quase nula (0,1%), segundo anunciou o INSEE nesta terça-feira.

O indicador do clima de negócios na indústria francesa melhorou ligeiramente em dezembro, ao subir um ponto com relação a novembro, a 95 pontos, embora tenha se mantido abaixo do nível de 100 pontos, que marca a média a longo prazo, indicou a entidade.

Nos serviços, o indicador se manteve em 95 pontos no mês passado, também inferior à marca de 100 pontos, alcançado pela última vez em maio do ano passado.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade