Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Despesa com Itaipu pode elevar conta de luz em 2%

Após acordo que triplicou valor pago ao país vizinho pela cessão de eletricidade, governo decidiu livrar Tesouro dessa conta e transferi-la ao consumidor

A bondade concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Paraguai pela energia da usina de Itaipu vai custar caro para o consumidor. Sete anos após o acordo que triplicou o valor pago ao país vizinho pela cessão de eletricidade, o governo decidiu livrar o Tesouro Nacional dessa conta e transferi-la integralmente ao consumidor. Cálculos preliminares de fontes do setor indicam que a tarifa da hidrelétrica terá que subir 12% para bancar essa despesa. Para a conta de luz, o impacto médio será de um aumento de 2%.

No dia 23 de junho, o governo publicou a Medida Provisória 735, que transferiu toda a despesa para as tarifas de energia. O texto teve efeito retroativo e passou a valer a partir de 1º de janeiro deste ano, mas só deve ser incluído nas contas de luz no ano que vem. Neste ano, o Paraguai teria que receber cerca de 900 milhões de reais por ceder seu excedente de energia ao Brasil. Para o ano que vem, as tarifas terão que arrecadar 1,8 bilhão de reais, para fazer jus ao pagamento de 2016 e 2017.

Leia também:
Pokémon Go vira febre global e faz disparar valor da Nintendo
Não há espaço para mais ajuda a Estados e municípios, diz Tesouro

Na tarifa de Itaipu, esse custo deve gerar uma alta da ordem de 12%. Para o consumidor final o impacto será diluído e deve atingir, em média, 2%. A conta será paga apenas pelos clientes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, pois Itaipu não atende as outras regiões do País. O efeito para cada distribuidora vai variar entre 1,5% e 3%.

O acordo que reajustou o preço da energia de Itaipu foi fechado pelos ex-presidentes Lula e Fernando Lugo. A produção da usina, de cerca de 14 mil megawatt-hora (MWh), é dividida igualmente entre os dois países. Como não consome toda a eletricidade a que tem direito, o Paraguai vende o excedente para o Brasil. O valor que cada País recebe pela produção pela usina é o mesmo, 25,78 dólares por kW. Mas o Paraguai recebe uma parcela apenas pela cessão de energia, como se fosse um royalty.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. derli brites sandim (Republicano)

    manda essa conta para o instituto lula.

    Curtir

  2. Claudio Montreal

    Paguem e aguentem ……. e continuem a ver muito futebol + novelas + carnaval + cachaça ……….
    E o que todos os brasileiros merecem ,pagar mais e mais impostos, e tambem serem assaltados !!!!!!

    Curtir

  3. simone eloisa villanueva de castro ramos

    O Lula faz essa porcaria e a gente que paga a conta. Bem que ele podia pagar essa fatura pra aprender que contratos não devem ser quebrados se forem prejudiciais ao povo. Afinal essa obra foi paga com NOSSO dinheiro.

    Curtir

  4. Jesus Romário Corrêa Kemmerich

    Tesouro Nacional! Que Tesouro? Por acaso o dinheiro do tesouro dá em árvores? O Tesouro Nacional por acaso, a grosso modo não é o conjunto das arrecadações de contribuições? É muito fácil agora passar a conta para o consumidor. Quando um governo sem-vergonha fica dando bênçãos com a mão dos outros o Congresso nada fez. Pode ser que agora inclua isto nos prejuízos ocasionados por toda esta bandalheira que esta instalada. Os salários tem reajuste chorado de uns 8%, mas a cesta básica sobe uns 15%, a luz uns 20%, a água uns 13% os combustíveis só Deus sabe e assim vamos nós. Nossos economistas e políticos pelo jeito não fizeram nem o MOBRAL, pois pelo jeito não sabem fazer contas. A única conta que sabem fazer é a dos próprios reajustes de salários. Os BRASILEIROS devem se achar num circo, pois parece que são uns palhaços e ainda vivem fazendo malabarismos com a miséria que recebem no fim do mês.

    Curtir

  5. Sempre pagamos a conta. Deveríamos ir para a rua protestar. É a única forma desses ladrões entenderem que cansamos.

    Curtir