Clique e assine a partir de 9,90/mês

Crédito ao consumidor registra expansão nos EUA

De abril para maio, o financiamento ao consumidor cresceu 17,12 bilhões de dólares após ajuste sazonal, para 2,57 trilhões de dólares

Por Da Redação - 9 jul 2012, 16h33

O crédito ao consumidor norte-americano expandiu-se em maio no ritmo mais acelerado em cinco meses, apesar de a economia ter dado sinais de desaquecimento no período, apontou relatório divulgado nesta segunda pelo banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve).

De abril para maio, o crédito ao consumidor cresceu 17,12 bilhões de dólares após ajuste sazonal, para 2,57 trilhões de dólares. Em base anualizada, o crédito ao consumidor expandiu-se 8,04% em maio no país. Trata-se do ritmo mais acelerado desde a expansão de 8,27% registrada em dezembro.

O dado veio vem acima das expectativas. A mediana das projeções de economistas apontava uma expansão de 7,8 bilhões de dólares em maio.

Ao contrário de meses anteriores, nos quais a expansão foi impulsionada pelo crédito estudantil, o ganho registrado no quinto mês do ano refletiu principalmente um aumento no uso de crédito rotativo, que atingiu 8,01 bilhões de dólares no período.

Continua após a publicidade

Não está claro, no entanto, se os consumidores norte-americanos voltaram a tirar o cartão de crédito da carteira porque estão mais seguros para assumir dívidas ou se estão se endividando apenas para pagar contas mais urgentes.

(com Agência Estado)

Publicidade