Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Comissão Europeia pede à Espanha que espere auditorias antes de pedir resgate

Bruxelas, 8 jun (EFE).- A Comissão Europeia (CE) recomendou nesta sexta-feira à Espanha que espere o anúncio dos resultados das auditorias sobre o estado de seu setor bancário antes de solicitar um resgate à União Europeia.

‘Dissemos e reiteramos que é muito importante, primeiro, que se tenha clareza sobre os números, sobre o alcance das imperfeições do setor bancário antes de pedir um possível resgate’, disse em entrevista coletiva o porta-voz econômico da CE, Amadeu Altafaj.

O porta-voz esclareceu que o procedimento mais adequado para decidir sobre um plano de resgate que envolva recapitalizações é aguardar primeiro os números concretos dos valores que seriam necessários.

Altafaj lembrou que as autoridades espanholas podem apresentar uma solicitação quando lhes parecer adequado, e deu a entender que esperar esses números é conveniente, mas não obrigatório.

Neste contexto, ele lembrou que o tratado do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) estabelece um procedimento claro: ‘as autoridades espanholas se comprometeram a dar uma avaliação clara e sólida da situação de seu setor bancário, suas fragilidades e sobre um plano de reestruturação que pode envolver elementos de recapitalização para algumas entidades’. EFE