Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Comércio tem o Dia dos Pais mais fraco em seis anos

Resultado é consequência do desaquecimento da economia, influenciado por juros e inflação nas alturas, avalia o presidente da CNDL, Honório Pinheiro

Por Da Redação
10 ago 2015, 12h42

O comércio brasileiro registrou queda de 11,21% nas vendas para o Dia dos Pais em 2015, na comparação com o ano anterior, alcançando o pior desempenho dos últimos seis anos. Os dados, divulgados nesta segunda-feira, são calculados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Em 2014, as vendas já haviam registrado uma queda de 5,09%, mas em anos anteriores, os resultados foram positivos: crescimentos de 3,78% (2013), 4,75% (2012), 6,86% (2011) e 10% (2010). O cálculo considera vendas a prazo feitas na semana que antecede a data comemorativa.

Segundo avaliação do presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o resultado é consequência do desaquecimento da economia, influenciado principalmente pela escalada dos juros, pela inflação acima do teto da meta, que afeta o poder de compras do brasileiro e pelo aumento do desemprego.

Uma sondagem recente feita pelo SPC Brasil já apontava a preferência pelo pagamento a vista, o que potencializa a queda mostrada pelo indicador de consultas para vendas a prazo. “Menos confiante do que em anos anteriores, os brasileiros optaram pelas compras à vista e por itens de mais baixo valor, motivados, principalmente, pelo encarecimento dos juros, pela escassez de crédito e pela preocupação em comprometer menos o próprio orçamento com compras parceladas”, afirma Honório, em nota.

Comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Com o emprego em baixa, 2015 virou o ano do ‘bico’

Brasil cai no ranking de emergentes com varejo mais atraente

(Da redação)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.