Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com menos despesas, Sabesp lucra R$ 337 milhões no 2º tri

Alta de 11,5% ante o resultado visto no mesmo período do ano passado foi possível graças a maiores receitas de construção e menores custos

A companhia de água e saneamento do Estado de São Paulo, Sabesp, registrou lucro líquido de 337,3 milhões de reais no segundo trimestre do ano, alta de 11,5% ante o reportado no mesmo período de 2014. O resultado foi favorecido por receitas de construção e queda de custos e despesas. Há mais de um ano a empresa vem concedendo descontos na tarifa de água de consumidores que economizam água enquanto faz obras para tentar minimizar a crise hídrica que atinge o Estado.

O índice de perda de água caiu 23,6% no segundo trimestre sobre o mesmo período do ano passado. Segundo a Sabesp, a redução é resultado não só das ações de controle de perdas, mas também da crise hídrica e da consequente necessidade de diminuição das pressões na rede.

A receita operacional bruta da empresa caiu 7,9% sobre o segundo trimestre do ano passado, a 2,05 bilhões de reais. A queda veio com um recuo de 8,3% no volume faturado de água e de 6,3% no de esgoto. As maiores quedas ocorreram no segmento público (-19,1%) e no segmento industrial (-14,9%), enquanto a classe residencial teve baixa de 6% no volume faturado no segundo trimestre sobre um ano antes.

Já o faturamento com construção avançou 33%, para cerca de 905 milhões de reais, em relação ao segundo trimestre do ano passado. Enquanto isso, os custos e despesas caíram 11,2% no mesma comparação, a 1,46 bilhão de reais. Em termos de investimentos, a companhia desembolsou 969,6 milhões de reais no segundo trimestre, totalizando 1,5 bilhão no primeiro semestre deste ano.

Leia mais:

Para cobrir prejuízos, Sabesp vende imóveis e cobra dívidas

Sabesp planeja novo aumento na conta de água, de 7,5%

(Com agência Reuters)