Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com 1 milionário para cada 35 habitantes, Singapura vive ‘boom’ de endinheirados

Cidade-estado asiática ganhará 37.600 milionários por ano até 2020, crescimento mais forte que o de outra campeã, Hong Kong; em números absolutos, Tóquio lidera

Nada de Zurique, Nova York ou Moscou, com seus endinheirados barões do petróleo: é Singapura a cidade que, na atualidade, vê crescer com mais rapidez o número de habitantes milionários, segundo um estudo da WealthInsight, consultoria especializada em informações sobre os abonados do planeta. A WealthInsight estima ainda que Singapura ganhará 37.600 milionários por ano até 2020. Isso representará crescimento de 18,3% nos próximos cinco anos.

Nessa cidade-estado asiática, um de cada 35 habitantes é milionário, segundo o levantamento, mas, com o crescimento, a proporção passará a um milionário para cada 30 pessoas. O aumento de 18,3% até 2020 coloca Singapura à frente de Hong Kong, onde o número de milionários também avança com rapidez. Na ex-colônia britânica, o crescimento do número de milionários será de 15,6% nesse mesmo período, segundo a estimativa.

Nos últimos cinco anos, o número de milionários (ou “indivíduos de alta renda líquida”, segundo a nomenclatura pomposa utilizada pela consultoria) cresceu 17% em Singapura. O total de abonados, com patrimônio de pelo menos 1 milhão de dólares, chegou a 154.000 pessoas. A população total é de menos de 6 milhões de pessoas. Os mais ricos têm, juntos, 806,3 bilhões de dólares.

Leia mais:

André Esteves, um bilionário encarcerado

Procura-se chefe: Corretora chinesa não sabe onde está seu CEO

Se a proporção de endinheirados no Brasil fosse a mesma, o país teria 5,8 milhões de milionários, universo que corresponde às populações de Brasília e Salvador somadas. Mas o Brasil está longe disso. O país tem 198.500 milionários, segundo a WealthInsight.

Em números absolutos, Tóquio é a cidade com o maior número de endinheirados. Em outro levantamento da consultoria, de 2013, a capital japonesa aparece com 461.000 milionários. Nova York (389.000) e Londres (281.000) vêm na sequência. Em um outro recorte, o dos “multimilionários” (indivíduos com patrimônio de pelo menos 30 milhões de dólares, segundo o critério adotado pela WealthInsight), Londres está na dianteira e Tóquio em segundo. Singapura, mais uma vez em destaque, fica na terceira posição, com 3.154 multimilionários.

(Da redação)