Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

China isenta JBS, BRF e outras 12 empresas de taxa na venda de frango

Outros produtores brasileiros que não fecharam acordos com autoridades locais precisarão pagar taxas de até de até 32,4%

Por Da redação
Atualizado em 15 fev 2019, 10h09 - Publicado em 15 fev 2019, 08h55

A China vai isentar 14 empresas brasileiras, incluindo a BRF e a JBS, de tarifas antidumping sobre importações de produtos de frango, desde que as vendas sejam feitas acima de um preço mínimo não divulgado. Para os outros exportadores brasileiros, a taxa irá variar de 17,8% a 32,4% a partir do próximo domingo, 17. A medida tem validade de cinco anos. 

Além das gigantes do setor, ficam de fora das novas taxas os produtos das seguintes companhias: Copacol, Consolata, Aurora Alimentos, Bello Alimentos, Lar, Coopavel, São Salvador Alimentos, Rivelli Alimentos, Gonçalves e Tortola, Copagril, e Vibra e Kaefer.

Segundo o governo chinês, a isenção a essas empresas se deve porque elas apresentaram “compromisso de preço” e fecharam os acordos com os produtores locais.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e o maior fornecedor estrangeiro para a China.

A decisão de taxar o frango brasileiro veio depois que os preços chineses da carne de frango atingiram níveis recordes de 11,2 iuanes (1,65 dólar, aproximadamente 6,20 reais) por quilo no final do ano passado, devido ao aumento da oferta doméstica.

Continua após a publicidade

A China baniu as importações de aves reprodutoras de muitos fornecedores importantes por causa de surtos de gripe aviária, prejudicando a produção doméstica. O país é o segundo maior produtor e consumidor de frango do mundo.

Apesar dos resultados preliminares da investigação antidumping, as exportações brasileiras de frango para a China devem apresentar alta de cerca de 10% em 2018 em relação ao ano anterior.

Mas a concorrência está aumentando, com a China no ano passado abrindo seu mercado para as importações da Rússia e suspendendo uma proibição de anos sobre a Tailândia.

Continua após a publicidade

“Se o mercado cair e houver uma concorrência mais forte, alguns produtos de baixo preço não entrarão no mercado”, disse uma fonte do setor familiarizada com os preços acordados.

O Brasil exporta principalmente pés, pernas e asas de frango para a China, produtos que estão com demanda em alta e são escassos no mercado interno.

(Com Estadão ConteúdoReuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.