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Casas Bahia ‘atrasa’ leilão de Black Friday após problemas de rede

Leilão pelo Facebook "Quer Pagar Quanto?" sofre com excesso de usuários, afirma varejista

Por Redação - Atualizado em 22 nov 2018, 22h21 - Publicado em 22 nov 2018, 10h58

A rede varejista Casas Bahia enfrenta problemas nesta quinta-feira 22, em uma promoção de antecipação da Black Friday. Por meio do Facebook, a rede planejava leiloar 38 produtos, um por hora, entre as 10 horas de quinta e às 23h59 de sexta-feira, 23. Porém, logo no primeiro produto, usuários relataram problemas com o sistema de leilão. A rede anunciou que entre os itens leiloados, estão um iPhone XR, um smartphone Samsung S9 e uma TV Qled Samsung de 55 polegadas. 

A empresa utilizou o Messenger, do Facebook, para informar as pessoas de que o leilão estava iniciando. Porém, o “bot” – o robô que responde as mensagens automaticamente – travou. “Pessoal, estamos enfrentando problemas técnicos devido ao grande volume de acessos. Nosso time está mobilizado para normalizar a participação de todos”, era a mensagem enviada pelo Messenger por volta das 12h50.

“Pessoal, são tantas mensagens que quebramos o messenger! As mensagens estão lentas e sabemos disso. Estamos em contato com o face [assistência do Facebook] para ajustar aqui, normalizar o bot e todos conseguirem participar!”, disse a empresa em seu perfil na rede social. “#AjudaMark”, terminou o post, em alusão ao fundador da rede social, Mark Zuckerberg.

 

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Nos comentários, os usuários relataram falta de respostas do robô, dificuldade em realizar o cadastro por meio do CPF, e impossibilidade de dar mais de um lance. Veja fez o processo de cadastramento com sucesso. Mas os lances não eram reconhecidos pelo robô.

Print Facebook Facebook/Reprodução

Por volta das 14h30, usuários relataram que conseguiram dar lances para um mini system da LG. No entanto, o robô não dava informações sobre o vencedor do lance. Mas havia a informação de outros produtos já tinham sido arrematados, sem mencionar por qual valor.

A rede informou hoje à noite que enfrentou problemas técnicos devido ao grande volume de acessos. “Em contato com o Facebook, responsável pelo messenger, e a Take, responsável pelo chatbot, as empresas trabalharam em conjunto para a normalização do sistema e o leilão está acontecendo conforme previsto.”

A rede reforça que mais de seis produtos ja foram arrematados na ação “Quer Pagar Quanto”, entre eles: Smart TV Led 55′ UHD 4K, Console XBox One X Project Scorpion Edition e Lava e Seca Samsung. “Além disso, até o momento, foram realizadas mais de 8 milhões de interações no messenger, do Facebook, uma média de 20 mil usuários por hora com um pico de 50 mil usuários simultâneos.”

Na segunda-feira, a promoção Black Post do Magazine Luiza também gerou uma série de reclamações. O consumidor  tinha de comprar produtos de caixas-surpresa sem saber o valor nem o objeto ofertado. Os valores variaram de 49 reais a 999 reais. Muitos consumidores reclamaram que o produto aparecia como indisponível poucos segundos após a oferta entrar no ar. Segundo a rede varejista, mais de 84 mil pessoas tentaram fazer compras na Black Post, mas só 1.037 conseguiram. Apesar das queixas, os consumidores que conseguiram a oferta publicaram mensagens de agradecimento para a empresa.

 

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