Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Camarões anuncia descoberta da maior jazida de petróleo do país

Yaoundé, 15 mar (EFE).- A televisão estatal de Camarões (‘CRTV’) anunciou nesta quinta-feira a descoberta de uma nova jazida de petróleo, a maior detectada até o momento no país africano.

A jazida de Makary, na localidade de Woulky (norte), tem uma superfície de 8.506 quilômetros quadrados e reservas estimadas de 600 milhões de barris, segundo a informação divulgada pela emissora.

A empresa chinesa Yann Chang Logone Development Holding Company será a encarregada de extrair o petróleo, em parceria com a Sociedade Nacional de Hidrocarbonetos (SNH).

Trata-se da segunda jazida que o país explorará, além da de Limbe, no sudoeste, perto da cidade de Duala.

Outras regiões do Camarões poderiam abrigar reservas de hidrocarbonetos, como a de Bakassi, no golfo da Guiné, rica em petróleo e gás, e que foi a origem do conflito de mais de uma década entre Nigéria e Camarões.

A Corte Internacional de Justiça de Haia decidiu em 2002 a entrega da concessão desta faixa a Camarões.

Segundo o diretor da SNH, Adolphe Moudiki, a primeira fase custará 7,6 milhões de euros e durará entre quatro e cinco meses.

Moudiki afirmou à ‘CRTV’ que para extrair o petróleo as máquinas deverão ser submersas a até cinco mil metros de profundidade. EFE