Clique e assine a partir de 9,90/mês

Caixa reduz em até 60% taxas de administração de fundos

Objetivo é expandir a participação do banco no segmento, democratizar o acesso a esses produtos e torná-los mais atrativos

Por Da Redação - 3 out 2012, 12h56

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira alterações em seu portfólio de fundos de investimento, com reduções de até 60% nas taxas de administração. Segundo o comunicado, o objetivo é expandir a participação do banco na indústria de fundos, democratizar o acesso a esses produtos e torná-los mais atrativos.

As alterações nos fundos incluem a redução do valor da aplicação inicial, cortes nas taxas de administração e lançamento de produtos.

A Caixa reduziu o valor inicial de aplicação em mais 14 fundos de investimento, dos quais seis também tiveram cortes significativos na taxa de administração. Na classe ‘Ações’, por exemplo, as taxas de administração dos fundos Caixa FI Ações Dividendos e Caixa FI Ações ISE foram reduzidas em 40%, de 2,50% para 1,50%.

“Ocupamos hoje a 4ª posição no segmento de renda fixa, com 11,92% de participação de mercado. Agora, a estratégia da Caixa é expandir sua participação na indústria de fundos nas classes Ações e Multimercado, colocando à disposição dos clientes produtos ainda mais competitivos também nestes segmentos”, comentou, por meio de nota divulgada pelo banco, o vice-presidente de Ativos de Terceiros da Caixa, Marcos Vasconcelos.

Continua após a publicidade

Leia mais:

BC diz que queda dos juros traz desafio aos bancos

Rentabilidade de bancos em junho atinge baixa recorde

BC reduz Selic para 8% ao ano, menor patamar da história

Continua após a publicidade

Na classe Multimercados, as principais alterações foram nos fundos Caixa FI Multimercado RV 30 LP e Caixa FIC Platinum Multimercado LP, que tiveram as taxas de administração reduzidas em até 60%, de 2,50% para 1,00% e de 2,00% para 1,00%, respectivamente; ao passo que o valor da aplicação inicial foi reduzido em 90%, no caso do Platinum. Os clientes passaram a ter acesso à aplicação nestes fundos com valor inicial de 500 reais.

Também foram alterados os parâmetros dos fundos com estratégias de gestão mais sofisticadas. Nesta categoria, o Caixa FIC Long-Short Multimercado LP teve redução do valor de aplicação inicial de 10 mil reais para 5 mil reais. No fundo Caixa FIC Estratégico Multimercado LP, o tíquete para a primeira aplicação passou de 30 mil reais para 10 mil reais.

A Caixa lançou ainda uma família de fundos que serão comercializados exclusivamente pela internet, com taxas de administração inferiores às fixadas em sua rede de distribuição. Segundo o banco, a iniciativa visa repassar aos clientes os ganhos obtidos com a redução dos custos de distribuição.

Segundo Vasconcelos, “a criação de uma família de fundos com adesão e movimentação exclusivamente pelo internet banking proporciona aos clientes menores custos na realização dos investimentos, além de conferir modernidade no relacionamento com nossos clientes, especialmente com o público mais jovem”.

Continua após a publicidade

(com Agência Estado)

Publicidade