Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa registra maior série de ganhos semanais em sete anos

Bolsa acumulou alta pela oitava semana consecutiva; no mercado de câmbio, dólar recuou 0,80% e fechou a 3,16 reais

A Bovespa fechou praticamente estável nesta sexta-feira, com alta de 0,12%, a 57.661 pontos. O desempenho garantiu à Bolsa brasileira mais uma semana de ganhos, a oitava consecutiva, o que faz dessa a maior série de altas semanais desde maio de 2009.

O declínio das ações da Petrobras impediu ganhos mais expressivos no pregão desta sexta. Os papéis preferenciais (sem direito a voto) da estatal recuaram 3% e ficaram entre as maiores perdas do Ibovespa, o principal indicador da Bolsa.

Assim, a trajetória de valorização em Wall Street teve impacto limitado sobre os negócios. As Bolsas americanas subiram na esteira de dados melhores que o esperado no mercado de trabalho nos Estados Unidos. A economia americana criou 255.000 empregos a mais do que os que foram suprimidos, desempenho bem acima do 187.000 postos previstos por analistas. Com o aumento, o desemprego nos EUA seguiu em 4,9%.

Dólar

O dólar recuou 0,80%, a 3,16 reais, e renovou nesta sexta-feira a mínima de fechamento em mais de um ano. Os operadores reagiram à perspectiva de ingressos de recursos externos no Brasil e minimizaram as chances de aumento de juros nos Estados Unidos, mesmo após dados fortes sobre o emprego. Na semana, a moeda americana acumulou queda de 2,28%.

(Com Reuters)