Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa cai 2,23%, e apenas duas ações fecham em alta

Manifestação de membro do banco central americano foi entendida como sinal que juros podem subir neste ano, o que estimulou realização de lucros

A Bovespa fechou a segunda-feira com o seu principal índice em queda de mais de 2% e pouco volume de negócios. Os investidores passaram o dia cautelosos com a possibilidade de nova alta dos juros nos Estados Unidos neste ano, o que alimentou um movimento de realização de lucros no pregão brasileiro.

O Ibovespa caiu 2,23%, a 57.781 pontos, sua maior queda em quase dois meses. Apenas duas ações encerraram o dia no azul. Mesmo com o recuo expressivo, o índice de referência do mercado acionário brasileiro ainda contabiliza um ganho de 33% em 2016.

Leia também:
Olimpíada atrapalhou a venda de veículos, diz Anfavea
‘Made in Brazil’ perde a vantagem do câmbio

Durante o fim de semana, mais um membro do Federal Reserve, o banco central americano, sinalizou que existem condições para que o processo de alta de juros nos EUA seja retomado. Stanley Fisher, vice-presidente da instituição, afirmou que o Fed está perto de atingir suas metas de pleno emprego e de 2% de inflação e fez uma avaliação geral otimista da força atual da economia.

Para o gestor Marcello Paixão, sócio da administradora de recursos Constância NP, a fala de Fischer vai no rumo contrário da expectativa de manutenção de juros extremamente baixos por mais tempo nos EUA, que amparou a alta da Bovespa este ano. “Essa fala do Fischer vai no sentido de dizer ao mercado para não descartar aumento de juros ainda em 2016”, disse.

As declarações de Fischer aumentaram as expectativas em relação ao discurso da presidente do Fed, Janet Yellen, aguardado para sexta-feira, durante a conferência de Jackson Hole. O operador Humberto Guidi, da corretora Spinelli, também destacou que o volume local foi fraco porque os investidores estão à espera de novidades do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Dólar

A moeda americana fechou a segunda-feira com pouca variação em relação ao valor de sexta-feira. O dólar recuou 0,17 %, a 3,20 reais.

(Com Reuters)