Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Bolsa fecha em alta e dólar recua em dia de votação no Senado

Ibovespa supera os 96 mil pontos, com avanço de 1,6%; moeda americana tem queda de 0,3% e fecha vendida a 4,02 reais

Por da Redação
28 Maio 2019, 18h31

Com expectativa de avanço na pauta econômica do governo, o Ibovespa fechou em alta e o de dólar recuou nesta terça-feira, 28. A alta do principal índice da bolsa brasileira foi de 1,61%, chegando aos 96.393 pontos. Já o dólar comercial operou em baixa e fechou o dia vendido a 4,01 reais (-0,27%).  Na segunda-feira, a moeda americana havia sido vendida a 4,03 reais, de olho na política interna.

O Senado vota nesta terça-feira a medida provisória da reforma administrativa, sob expectativas de avanço na pauta econômica, em geral. Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu no Palácio da Alvorada com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Em suas falas depois das manifestações, Bolsonaro repetiu mais de uma vez que era preciso “ouvir a voz das ruas” e defendeu um “pacto pelo Brasil”.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que os presidentes dos três Poderes assinarão um pacto com um conjunto de metas e ações possivelmente na semana do dia 10 de junho. Maia afirmou que só assinará o pacto após apresentar o texto aos líderes da Casa e ter o aval da maioria deles.

Continua após a publicidade

O documento foi anunciado por Lorenzoni após a reunião no Palácio da Alvorada. Sem dar detalhes sobre o documento, o ministro destacou que o Brasil vive uma crise de empregabilidade e de dificuldades econômicas, e que da reunião realizada pela manhã se consolida a ideia de formalizar um pacto “a favor da retomada do crescimento”.

Segundo André Perfeito, economista da Necton, o mercado está eufórico com o alinhamento de interesses do governo e do Legislativo. “A fala do Maia teve impacto positivo. Parece que querem antecipar mesmo esse ajuste de 1 trilhão de reais”, afirmou. Para Perfeito, esse alinhamento de interesses tem se mostrado consistente. “Esse ajuste de 1 trilhão nas contas favorece de forma indireta um corte de juros. Isso se traduz em bolsa para cima.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.