Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsa europeias operam sem direção, à espera do BCE

As principais bolsas europeias operam sem direção definida nesta quarta-feira em um dia marcado pela expectativa de anúncios vindos do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE), a serem feitos na quinta-feira, e pela ausência de operações em Nova York, em dia de feriado nos Estados Unidos.

O mercado aposta em um corte dos juros por parte do BCE, para estimular a economia, e na notícia que deve vir do BoE na mesma data, de estímulos adicionais de £50 bilhões (US$ 78 bilhões, 62 bilhões de euros) à economia britânica.

Pala tarde, o principal índice da Bolsa de Londres, o FTSE 100, subia 0,10%, para 5.693,20 pontos. Já em Frankfurt, o DAX 30 recuava 0,44%, a 6.549,45 pontos, e em Paris o CAC 40 perdia 0,31%, para 3.2261,18 unidades.

Segundo o operador da IG Index, Rupert Osborne, o mercado tem aguardado a semana inteira pelos dados dos bancos centrais e pelo dado sobre emprego que será anunciado nos EUA na sexta-feira.

“Contudo, nada é certo e o desapontamento do mercado com a falta de anúncios do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) pode facilmente se repetir”, afirma.

Entre as notícias das companhias, todos os olhos estão sobre o britânico Barclays, cujo ex-diretor-executivo, Bob Diamond, depõe ante a comissão do Parlamento britânico, que examina o escândalo da manipulação de taxas.

Apesar do escândalo, as ações do Barclays subiam 1,05% pela tarde.

As bolsas americanas estão fechadas nesta quarta-feira devido ao feriado do Dia da Independência.