Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Índices recuam na véspera de relatório sobre empregos

(Texto atualizado com informações após o fechamento)

NOVA YORK, 3 Mai (Reuters) – Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em baixa nesta quinta-feira, derrubados por dados econômicos mistos que aumentaram a insegurança em relação à recuperação econômica e pelo papel da Green Mountain, que despencou após a empresa registrar resultados trimestrais desapontadores.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,47 por cento, para 13.206 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve desvalorização de 0,77 por cento, para 1.391 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 1,16 por cento, para 3.024 pontos.

Dados que mostraram crescimento mais lento do que o previsto no setor de serviços ditaram o ritmo do mercado no pregão desta quinta-feira. O setor de varejo derrubou as bolsas de valores do país após as ações de várias redes varejistas, incluindo a Target e a Gap, caírem após as vendas das empresas em abril se mostrarem aquém das estimativas de analistas.

As expectativas do mercado para o relatório de empregos a ser divulgado na sexta-feira caíram nesta semana. Operadores agora suspeitam que a economia gerou entre 125 mil e 150 mil postos de trabalho em abril, abaixo da previsão de consenso da Reuters, de 170 mil. Um operador disse que já se falou até mesmo em um valor abaixo de 100 mil.

Ainda assim, o S&P 500 continua flertando com novas máximas em quatro anos, embora tenha tido dificuldades para superar a resistência no nível de 1.400 pontos.

O chefe de negociações envolvendo ações do RBC Capital Management, Ryan Larson, disse que reações mudas às recentes evidências de fraqueza econômica sugerem que investidores estão contando com mais estímulos monetários do Federal Reserve (banco central norte-americano) se os dados piorarem.

“Você volta para o adágio que diz que ‘números ruins são bons números'”, disse, referindo-se à mais recente mudança na percepção do mercado de dados desencorajadores. “Os investidores acreditam que (o chairman do Fed, Ben) Bernanke e seus funcionários terão de intervir na situação”.

A ação da torrefadora Green Mountain Coffee perdeu 47,8 por cento, para 25,87 dólares, um dia após a companhia divulgar dados de vendas abaixo das estimativas pela segunda vez em três trimestres. O papel teve a segunda pior performance entre as ações incluídas no Nasdaq 100.

(Reportagem de Edward Krudy)

REUTERS BBF BM