Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsa de Madri cai 3,48% no 1º pregão após eleições

Por Gabriel Bueno

Madri – O índice Ibex 35, da Bolsa de Madri, fechou hoje em queda de 3,48%, aos 8.021,00 pontos, no primeiro pregão após a realização de eleições gerais no país, ontem. ArcelorMittal registrou a maior queda, fechando em baixa de 7,07%.

As ações da Sacyr recuaram 6,75% e as do grupo Actividades de Construcción y Servicios (ACS) perderam 4,69%. Todas as ações que formam o índice Ibex 35 fecharam no vermelho.

Ontem, o conservador Partido Popular (PP), liderado por Mariano Rajoy, venceu com folga as eleições. Em meados de dezembro, Rajoy assume o posto de primeiro-ministro no lugar de José Luis Rodríguez Zapatero, do Partido Socialista Obrero Español (PSOE).

A mudança política, porém, não parece ter trazido otimismo aos mercados, ao menos nesse primeiro momento. Os yields (retornos ao investidor) dos bônus da Espanha subiram, com investidores centrando foco nos problemas significativos do país. O Banco Central Europeu (BCE) comprou bônus do governo da Espanha numa tentativa de conter a contínua alta do yield dos títulos espanhóis, afirmou um operador. O custo para assegurar a dívida soberana da Espanha contra default subiu levemente.

Também hoje o Banco Central da Espanha interveio e assumiu o controle do Banco de Valencia. O BC informou que a instituição receberá um aporte de 1 bilhão de euros e uma linha de crédito de até 2 bilhões de euros para assegurar sua posição de liquidez. As informações são da Dow Jones.