Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA ÁSIA-Mercados têm alta limitada por Grécia

TÓQUIO, 24 Jan (Reuters) – As bolsas de valores asiáticas fecharam mistas nesta terça-feira, com os ganhos iniciais reduzidos depois que as negociações para reestruturação da dívida da Grécia sofreram outro grande revés, levantando a possibilidade de calote.

Os ministros das Finanças europeus rejeitaram na segunda-feira uma oferta feita pelos credores privados para ajudar a reestruturar a dívida grega.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão chegou a subir 0,2 por cento, para a máxima em dez anos, antes de anular a alta e operar quase estável, acompanhando as ações da Austrália, que reduziram os ganhos para fechar em leve baixa de 0,02 por cento.

O MSCI obteve apoio do mercado da Índia, que ampliou os ganhos depois que o banco central do país cortou o depósito compulsório dos bancos, destacando uma mudança de política monetária na direção de estimular o crescimento. O índice das ações indianas terminou em alta de 1,71 por cento.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,22 por cento, para o maior patamar em quase três meses, por esperanças de que ainda possa ser alcançado um acordo de dívida na Grécia.

Os volumes de negócios foram baixos, porém, com muitos mercados da Ásia ainda fechados por causa dos feriados do ano novo lunar.

(Por Chikako Mogi)

REUTERS MP VP