Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BC japonês oferece dólares pela 1a vez desde ação de BCs globais

Por Rie Ishiguro

TÓQUIO (Reuters) – O Banco do Japão (BoJ) ofereceu nesta terça-feira dólares em operações no mercado pela primeira vez desde a ação coordenada da semana passada pelos principais bancos centrais do mundo, que visou facilitar o acesso de bancos a dólares, conforme a crise de dívida europeia se intensificou.

O banco central japonês ofereceu 25 milhões de dólares em operação com vencimento em uma semana, cinco vezes mais que os 5 milhões de dólares que o BoJ disponibilizou em quatro operações de uma semana no mês passado, mas certamente uma quantia insuficiente para sinalizar problemas de financiamento.

“Houve uma demanda mais forte por causa da taxa de empréstimo menor. Mas a demanda em si não é significativa e sugere que os bancos japoneses experimentaram o esquema apenas no caso de maior necessidade”, disse o vice-gestor geral da divisão de dívida e asset do Shinsei Bank.

A taxa de empréstimo ficou em 0,6 por cento, abaixo da de 1,08 por cento no leilão anterior de uma semana realizado em 29 de novembro, mas acima da Libor em dólar de uma semana, em 0,2 por cento nesta segunda-feira.