Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barbosa vê IPCA de 2012 próximo ao centro da meta

Por Francisco Carlos de Assis

São Paulo – O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse, nesta sexta-feira, que a taxa de inflação deve fechar o ano abaixo de 5%, podendo atingir o entro da meta prevista para 2012, de 4,5%. “Já desde o ano passado o Ministério da Fazenda tem dito que espera a inflação, neste ano, fecharabaixo de 5%. No início, poucos analistas de mercado achavam isso, mas com os recentes resultados da inflação, em especial o do IPCA-15, as expectativas estão convergindo para essa opinião do Banco Central e da Fazenda de que neste ano a gente vai fechar abaixo de 5%, podendo chegar, sim, ao centro da meta até o final do ano”, disse o secretário.

Barbosa citou o IPCA-15, que ontem mostrou uma inflação de 0,25% em março, ficando bem abaixo até mesmo da previsão mais otimista do mercado. Por causa da surpresa do IPCA-15, as instituições financeiras deflagraram uma onda de revisões nas projeções do IPCA fechado de março. Em média, os analistas reduziram em 0,10 ponto porcentual a previsão de inflação para o mês, de algo em torno de 0,45% para 0,35%.

Barbosa participou hoje do seminário “Crescimento com Estabilidade – Novo Desenvolvimentismo no Brasil”, realizado pela Escola de Economia São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV), em São Paulo.