Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bancos terão horário de funcionamento diferente no Natal

No dia 24, as instituições bancárias ficaram abertas ao público por apenas duas horas

Os bancos terão horário especial de funcionamento no dia 24, véspera do Natal. Neste dia, as instituições ficaram abertas ao público por apenas duas horas do dia.

Nos estados que têm a mesma hora de Brasília, o expediente bancário acontece das 9h às 11h. Nos demais, o horário de funcionamento depende da diferença de fuso em relação a Brasília (veja abaixo).

Regiões Hora local Hora de Brasília
Estados com horário igual ao de Brasília 9h às 11h   9h às 11h  
Estados com diferença de 1 hora em relação à Brasília 8h às 10h            9h às 11h
Estados com diferença de 2 horas em relação à Brasília 8h às 10h  10h às 12h
Estados com diferença de 3 horas em relação à Brasília 7h às 9h       10h às 12h

Os correntistas que precisam dos serviços presenciais dos bancos precisam se programar. Não haverá expediente nos dias 25, 31 e 1º de janeiro. As agências só reabrem em 2 de janeiro.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a alternativa para os dias sem expediente bancário é utilizar os aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Para quem tem carnês e contas de consumo, como água, energia e telefone com vencimento nestes dias sem expediente bancário,  o pagamento poderá ser feito sem multa no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Outra opção é deixar as contas agendadas ou pagá-las nos canais eletrônicos. Vários aplicativos de carteira digital oferecem a opção de pagamento de contas e boletos. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).