Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Banco da Inglaterra mantém taxa de juros em 0,5%

Instituição também deixou o programa de compra de ativos inalterado em 325 bilhões de libras, após sua reunião de dois dias

Por Da Redação 7 jun 2012, 08h46

O Banco da Inglaterra (BOE) decidiu manter a taxa básica de juros do país em 0,5% ao ano, como anunciado nesta quinta-feira. A instituição também deixou o programa de compra de ativos inalterado em 325 bilhões de libras, após sua reunião de dois dias. A ata da reunião de política monetária será publicada no dia 20 de junho.

A decisão já era esperada pelo mercado e segue movimentos similares feitos por outros bancos centrais importantes, como o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco do Canadá. O Federal Reserve, banco central americano, fará sua reunião nos dias 19 e 20 de junho.

O Produto Interno Bruto (PIB) britânico caiu 0,3% entre janeiro e março, depois de ter sofrido um primeiro retrocesso de 0,3% nos quatro últimos meses. O país entrou novamente em recessão econômica.

O crescimento do setor de serviços do Reino Unido, que é o principal da economia britânica, se manteve estável em maio, segundo dados da Markit e do Chartered Institute of Purchasing and Supply (CIPS). O índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor permaneceu em 53,3 em maio, marcando o 17º mês seguido de leitura acima de 50, o que indica expansão da atividade.

(com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade